domingo, 13 de novembro de 2011

CONTO DE NATAL

HISTÓRIA – Um menino chamado Esperança
01-Comentário Inicial – Irmãos e Irmãs... Boa noite...!!!
Nesta noite especial nós Pequenos Missionários apresentaremos a vocês uma pequena história contando um pouco da realidade sofrida de nossas crianças. Toda criança tem direito à vida, mas nem sempre isso acontece. Pois existem crianças que sofrem violência, passam fome e são exploradas. Porém temos a certeza que tudo isso irá mudar. O menino Deus veio morar entre nós para nos mostrar o caminho. Por isso acreditamos na esperança que surgirá entre nós. Com a chegada do Menino Jesus somos convidados a participar do banquete da vida, iluminados pela verdade trazida na noite de Natal.
O Emanuel Deus conosco quer se fazer presente em nós. Esta verdade se concretiza na esperança no Deus da vida.

02- (Cenário – Penumbra, música suave...)

03-(Coloca-se a música e aos poucos e divagar entram quatro crianças, pode ser menino ou menina. Com roupas sujas e maltrapilhas)

04-(As crianças se deitam no chão devagar e um deles levanta e expressa com voz forte, olhando para as outras que estão no chão)
A CRIANÇA DIZ – Levantem os olhos! Acordem!

Olhem só a minha situação! Vocês conhecem a minha realidade? Conhecem?
Ai, meu Deus! Eu grito e ninguém me ouve! Que futuro em tenho? Sou pobre e maltrapilho, uma criança sem rumo, sem saída, sem esperança! O que adianta viver? Prefiro me esconder debaixo da ponte.

05-(Depois de expressar o seu clamor ele se junta as outras crianças que estão deitadas no chão jogadas a margem)

COMENTARISTA – Enquanto isso aparece para as crianças três Estrelas vindas do Céu. Elas trazem mensagens que retratam a vida destas crianças. (Elas aparecem divagar e ficam entre os meninos que estão deitados no chão)

Primeira – Estrela Guia – Pobre Menino! Quanto sofrimento está contido na sua vida. Lá do céu eu olhava todos os dias para ele, observando a sua vida aqui. Quantas vezes eu o vi pedindo uma moedinha para comer e matar sua fome. Quantas crianças vivem esta situação de abandono, pobreza, miséria!
Há! Como eu queria acabar com a sua fome e conscientizar as pessoas a ajudar a matar a fome de tantas crianças que sofrem. Mas um dia acontecerá um grande milagre. O milagre da vida.

(Musica de fundo) (ENTRE A FALA DAS ESTRELAS DEIXAR SOLTAR A MUSICA SUAVE)

Segunda – Estrela Dalva – Quanta tristeza meu Deus! Este menino carrega! O Fardo do abandono, da falta de educação, da exclusão de raças, por ser negro, deficiente, por ser pobre. Que dera se nós pudéssemos nos unir com mãos fortes e lutar por um mundo mais humano e solidário!
Eu tenho certeza que uma esperança irá chegar para estas crianças.

Terceira – Estrela da Esperança – A Esperança irá chegar em nosso meio. O menino chamado Jesus virá para trazer a paz, o amor, à igualdade, a união entre os povos. Não tenham medo, Ele pregará a paz entre os povos. Sigam o que Ele disser. E dirigindo-se a criança no chão ela diz: ( Ela dirige-se a criança que falou no início)

OH! Pequena Criança! A esperança irá chegar para te mostrar o caminho. Siga o que Ele disser e tudo irá melhorar para ti. Abra o seu coração para que Ele nasça dentro de você...

(Música de fundo)

O menino levanta-se devagar e expressa com voz forte:
O Quê aconteceu? Eu acho que eu sonhei! Sonhei que três estrelas vindas do Céu me olhavam! E uma delas falava da esperança! Do menino que irá chegar entre nós, e dizia para eu fazer tudo o que Ele disser, que minha vida será diferente. Eu acho que ela tem razão. Mas, onde Ele está? Estrela! Quando Ela vai chegar? Eu posso chamá-lo? Menino Jesus, onde está você?
HÁ já sei! Se Ele não está aqui! Eu vou procurá-lo sem cansar e até encontrá-lo!

Comentarista – E o menino saiu, procurou, procurou, procurou e não encontrou! Viu algumas crianças dançando uma música de esperança.

((Neste momento entra um grupo de crianças e dançam uma coreografia ou cantam juntas esta música) A música é chamada de:  ontem um menino que brincava me falou que hoje é semente do amanhã)

(OBS: O MENINO OBSERVAVA ATENTO A DANÇA OU O CANTO COMO PREFERIR)

Ele olhava, olhava, olhava!
Depois as crianças saem e ele grita. Ei! Espera ai! Vocês encontraram o menino?
Uma das crianças volta e diz para o menino.
Ele passou por aqui! Siga a estrela! Ele está indo em direção a uma cidade chamada ________________________
( Pode dizer o nome da cidade onde mora) Siga a estrela! Você vai encontrá-lo.

COMENTARISTA – ELE SAIU E CONTINUOU A PROCURAR

(Enquanto isso no cenário aparece seis crianças com velas grandes iluminando o cenário e as crianças que estão no chão.) Uma pequena equipe pode entoar a mantra ou uma pessoa pode entoar.

Ó luz do Senhor que vem sobre a terra inunda meu ser permanece em nós. (bis)
Depois as crianças se dirigem a frente do cenário formando filas de duplas a espera do menino.

Ao longe surge Maria, José e o Menino Jesus – Canta-se a música Noite Feliz ou pode colocar um cd Com a música noite feliz. Enquanto a música toca, Maria e José e o menino nos braços se aproximam do cenário e forma-se o presépio.

Devagar entra no cenário cinco crianças vestidas com as cinco cores dos continentes e o menino que estava procurando Jesus entra ao fundo com um presente para ofertar a Jesus. Ao se aproximar ele se ajoelha frente ao presépio e oferta seu presente...

Quando a música noite feliz termina é lida uma mensagem de Natal...

Natal!
Noite Santa, dia de Luz, em que nasceu entre nós o filho de Deus, o Messias, o Prometido, o Salvador, o Emanuel, o Deus conosco: para sempre Jesus seria nosso, participando de nossas vidas, seguindo os nossos caminhos, mostrando-nos um mundo iluminado pela verdade.
A Partir do grande natal de Belém, nunca mais houve noite, nem treva, para os que recebem a luz que o menino Deus trouxe à terra e aqui deixou para tornar reais nosso sonhos e reavivar nossa fé, nossas esperanças.
Acabaram as lágrimas e os gemidos, e até as dores são mais suaves, porque são partilhadas com Jesus, nosso irmão, Caminho, Verdade e vida, sempre que lhe abrirmos o coração. O natal de Jesus é o Natal de todos nós!

Depois pode ser dançada uma coreografia com o canto então é Natal, ou pode ser cantada por um grupo de crianças o mesmo grupo que dançou ou cantou a coreografia anterior.

O conto do Natal é encerrado com a apresentação do menino Jesus para a assembléia. E entra um grupo de crianças trazendo balões e frases de esperança e todos se abraçam desejando um Feliz Natal!


Autora: Ir. Maria Augusta (Guga Mas)

Agradecimentos e AVISOS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário